A Região ⛰

Seguindo pela maior e melhor estrada do Brasil a “Presidente Dutra” estrada essa que liga duas das maiores megalópoles do país, logo após a Cidade de Resende, quando nos aproximamos olhamos para a direta, nos deparamos com uma geografia que trama contra o tédio. Colada ao Parque Nacional de Itatiaia, esse distrito exerce magnetismo sobre seus visitantes, com ruas calmas, povo hospitaleiro, repleta de fontes límpidas de águas cristalinas.
Fundada por Conta Toivo Uuskallio, que deixou sua longínqua e fria Finlândia e embarcou para o Brasil onde ficou até 1928, quando retornou para seu país e publicou o livro “Na Viagem em Direção à Magia do Trópico”, que relatando suas ideias e impressões de viagem influiu decisivamente na implantação de seu projeto de fundar uma colônia finlandesa vegetariana no Brasil.

Ajudado pelo Pastor Pennanen e por Mikko Airila, procedeu ele a intensa campanha de divulgação e recrutamento, com artigos na imprensa, especialmente no jornal Tyokansa, e conferências, para angariar recursos. Foi bem-sucedido, e em 28 de janeiro de 1929 foi realizada a compra da Fazenda Penedo, localizada no Vale do Paraíba, então distrito da cidade de Resende.
O turismo, verdadeira vocação de Penedo, fez com que as primeiras pensões completas se transformassem em uma rede de 52 pousadas e hotéis e proximadamente 39 restaurantes, e tantas mais lanchonetes e bares. Mas, não sendo nem de duas dezenas o número de finlandeses atualmente residentes em Penedo, existe uma grande preocupação de preservar a presença finlandesa. Para isso tem atuado o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes dos sábados se apresenta o Grupo de Danças Tradicionais, e que desde 1993 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva, museu em que podem ser vistas através de peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia. Tem o museu recebido cerca de 500 visitantes por mês. Penedo hoje é focado em turismo romântico para casais com mais de 30 anos, que gostam de apreciar bons queijos e vinhos, chegam ao simpático lugar atraídos pela sofisticação, charme e agitada vida noturna nos feriados e fins de semana.

WhatsApp